SEMANA 43 – AS ESTREIAS DESTA QUINTA-FEIRA EM FORTALEZA

Para compensar o pouco número de estreias da semana passada, nesta temos uma variedade saudável, inclusive com direito a retrospectiva de um cineasta muito querido. Entre os filmes em cartaz temos o horror O Demônio de Neon (2016), de Nicolas Winding Refn; a comédia Irmã (2016), de Zach Clark; o suspense Terra Estranha (2015), de Kim Farrant; o drama biográfico O Mestre dos Gênios (2016), de Michael Grandage; o thriller O Contador (2016), de Gavin O’Connor; o horror Ouija – Origem do Mal (2016), de Mike Flanagan; e o suspense A Nona Vida de Louis Drax (2016), de Alexandre Aja. Em caráter especial, teremos uma retrospectiva contendo sete filmes de François Truffaut no Cinema de Arte

Cena de O DEMÔNIO DE NEON (2016), de Nicolas Winding Refn

Cena de O DEMÔNIO DE NEON (2016), de Nicolas Winding Refn

Ao que parece, Nicolas Winding Refn é um cineasta que provoca reações totalmente distintas em que se aventura a ver os seus filmes. É talvez um caso de ame ou odeie, pelo burburinho que vem chegando a respeito deste novo trabalho e dos comentários sobre os anteriores também. Muito se fala que seu cinema oferece muito estilo e pouca substância, mas o cineasta provoca e oferece algo ainda mais estiloso a cada nova obra. Em O Demônio de Neon ele se volta para o cinema de horror, contando a história de uma jovem de beleza impressionante (Elle Faning) que acaba de chegar a Los Angeles. Ela tenta a sorte como modelo profissional, tira algumas fotos mórbidas para um jovem fotógrafo, é contratada por uma conceituada agência de modelos. Em cartaz no Cinema do Dragão.

Veja o trailer

Imagem de Amostra do You Tube

O DEMÔNIO DE NEON (The Neon Demon, França/Dinamarca/EUA, 2016), de Nicolas Winding Refn. Com Elle Fanning, Christina Hendricks, Keanu Reeves, Karl Glusman, Jena Malone, Bella Heathcote, Abbey Lee, Desmond Harrington. 118 min. California. 16 anos.

Cena de IRMÃ (2016), de Zach Clark

Cena de IRMÃ (2016), de Zach Clark

Ao contrário do que muita gente pensa, Zach Clark não é um cineasta estreante ou novato. Seu primeiro longa-metragem data de 2004 (Rock & Roll Eulogy) e desde então ele fez outros oito longas até chegar neste Irmã, que talvez seja o seu trabalho de maior repercussão internacional e o primeiro a ser lançado comercialmente no Brasil, graças aos esforços de uma distribuidora que tem procurado trazer sempre filmes pouco usuais, o que é muito saudável para o mercado e para a nossa educação do olhar. Irmã obteve 94% de aprovação no Rotten Tomatoes e trata de uma jovem freira que, depois de saber que seu irmão voltou da Guerra do Iraque com sequelas, decide voltar para casa e visitar a sua família e o seu passado, quando era metaleira e gótica. Em cartaz no Pátio Dom Luís.

Veja o trailer

Imagem de Amostra do You Tube

IRMÃ (Little Sister, EUA, 2016), de Zach Clark. Com Addison Timlin, Ally Sheedy, Keith Poulson, Peter Hedges, Barbara Crampton, Kristin Slaysman, Molly Plunk. 91 min. Supo Mungam. 16 anos.

Cena de TERRA ESTRANHA (2015), de Kim Farrant

Cena de TERRA ESTRANHA (2015), de Kim Farrant

Muito boa a iniciativa do Pátio Dom Luís de trazer também filmes alternativos de vez em quando, o que supre um pouco as lacunas que o nosso mercado local traz em comparação com o de metrópoles como Rio e São Paulo, mesmo tendo opções muito boas como o Cinema do Dragão e o Cinema de Arte. Nesta semana, além de Irmã, na mesma sala 1, entra em cartaz esta coprodução entre a Austrália e a Irlanda sobre um casal (Nicole Kidman e Joseph Fiennes) que acaba de se mudar para o deserto australiano de Nathgari. A família é reservada e mantém pouco contato com as pessoas ao redor, até o dia em que uma grande tempestade de areia atinge a região e os filhos do casal desaparecem. O ponto de partida tem cara de melodrama, mas aos poucos o filme vai entrando no território do thriller psicológico. Em cartaz no Pátio Dom Luís.

Veja o trailer

Imagem de Amostra do You Tube

TERRA ESTRANHA (Strangerland, Austrália/Irlanda, 2015), de Kim Farrant. Com Nicole Kidman, Joseph Fiennes, Hugo Weaving, Lisa Flanagan, Meyne Wyatt, Maddison Brown, Nicholas Hamilton, Jim Russell. 112 min. Imovision. 14 anos.

Cena de O MESTRE DOS GÊNIOS (2016), de Michael Grandage

Cena de O MESTRE DOS GÊNIOS (2016), de Michael Grandage

Mais um filme que conta com Nicole Kidman no elenco estreando na cidade esta semana, O Mestre dos Gênios nos apresenta à vida de Max Perkins, um dos editores literários mais famosos do mundo. Ele ficou célebre por ter descoberto nomes fundamentais da literatura como F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e Thomas Wolfe. O filme acompanha a vida pessoal e Perkins e sua relação complicada com os escritores, cujas obras foram fortemente influenciadas pelo seu trabalho como editor. Sempre interessante ver esse tipo de bastidores, especialmente quando o editor, essa figura tão pouco valorizada ou lembrada, se mostra de fundamental importância na concretização da obra artística. Estreia na direção do ator televisivo Michael Grandage. Em cartaz no UCI Iguatemi e no Cinepólis RioMar (sala VIP).

Veja o trailer

Imagem de Amostra do You Tube

O MESTRE DOS GÊNIOS (Genius, Reino Unido/EUA, 2016), de Michael Grandage. Com Colin Firth, Jude Law, Nicole Kidman, Laura Linney, Dominic West, Guy Pearce, Vanessa Kirby, Mark Arnold. 104 min. Diamond. 12 anos.

Ben Affleck em O CONTADOR (2016), de Gavin O'Connor

Ben Affleck em O CONTADOR (2016), de Gavin O’Connor

O cineasta Gavin O’Connor tem pelo menos um grande filme no currículo, Guerreiro (2011). Agora, com O Contador, ele tem a chance de ganhar maior visibilidade, caso o filme ganhe pública ou crítica. Ou ambos. Só o elenco de vários famosos já ajuda. Na trama, Christian Wolff (Ben Affleck) é um homem que apresenta um quadro de Síndrome de Asperger, o que o faz ter mais intimidade por números do que por pessoas. Wolff usa um escritório de contabilidade em uma cidadezinha pequena como fachada para trabalhar como contador autônomo para algumas das mais perigosas organizações criminosas do mundo. O filme teve boa aceitação em veículos internacionais importantes, como o Chicago Sun-Times e o Colider. Em cartaz em grande circuito.

Veja o trailer

Imagem de Amostra do You Tube

O CONTADOR (The Accountant, EUA, 2016), de Gavin O’Connor. Com Ben Affleck, Anna Kendrick, J.K. Simmons, Jon Bernthal, Jeffrey Tambor, Cynthia Addai-Robinson, John Lithgow, Jean Smart. 128 min. Warner. 14 anos.

Cena de OUIJA - ORIGEM DO MAL (2016), de Mike Flanagan

Cena de OUIJA – ORIGEM DO MAL (2016), de Mike Flanagan

O primeiro filme, Ouija – O Jogo dos Espíritos (2014), é uma dessas obras esquecíveis, genéricas até, do gênero horror sobrenatural. O que pode tornar interessante a apreciação deste prequel é a direção de Mike Flanagan, do ótimo O Espelho (2013). O novo filme mostra eventos ocorridos antes do primeiro. A história se passa em 1967 e acompanhamos a rotina de uma garotinha solitária e pouco popular na escola cuja mãe é especialista em aplicar golpes em clientes, fingindo se comunicar com espíritos. As coisas mudam quando Doris usa um tabuleiro de Ouija para falar com o falecido pai e acaba liberando uma série de seres malignos que se apoderam de seu corpo e ameaçam todos ao redor. Em cartaz em grande circuito.

Veja o trailer

Imagem de Amostra do You Tube

OUIJA – ORIGEM DO MAL (Ouija – Origin of Evil, EUA, 2016), de Mike Flanagan. Com Elizabeth Weaser, Lulu Wilson, Annalise Basso, Lin Shaye, Doug Jones, Henry Thomas, Parker Mack, Lincoln Melcher. 99 min. Universal. Classificação a definir.

Cena de A NONA VIDA DE LOUIS DRAX (2016), de Alexandre Aja

Cena de A NONA VIDA DE LOUIS DRAX (2016), de Alexandre Aja

Uma pena que Alexandre Aja tenha saído da França como um nome quente do cinema de gênero para ir parar nos Estados Unidos e fazer filmes B um tanto vagabundos. Seus filmes americanos mais interessantes e de maior repercussão foram as refilmagens Viagem Maldita (2006) e Piranha (2010). Seu novo trabalho é um filme menor: A Nona Vida de Louis Drax, que teve pouco êxito de crítica no exterior. Na trama, Louis Drax é um garoto brilhante na escola, mas com sérias dificuldades em fazer amigos, por ele ser estranho e vários acontecimentos sombrios se passarem ao seu redor. Aos nove anos de idade, ele sofre uma queda violenta, que quase causa sua morte. Ninguém sabe explicar o motivo do acidente, até o Doutor Allan Pascal (Jamie Dornan) criar uma teoria. Em cartaz no Cinépolis RioMar (sala VIP).

Veja o trailer

Imagem de Amostra do You Tube

A NONA VIDA DE LOUIS DRAX (The 9th Life of Louis Drax, Reino Unido/Canadá/EUA, 2016), de Alexandre Aja. Com Jamie Dornan, Aiden Longworth, Sarah Gadon, Aaron Paul, Molly Parker, Terry Chen, Beckham Skodje, Anjali Jay. 108 min. Imagem. 14 anos.

Especial

Cena de OS INCOMPREENDIDOS (1959), de François Truffaut

Cena de OS INCOMPREENDIDOS (1959), de François Truffaut

Certamente a melhor opção para os cinéfilos mais exigentes em Fortaleza é a Retrospectiva François Truffaut, que o Cinema de Arte promove a partir desta quinta-feira, contendo sete filmes do homem que amava o cinema e as mulheres. A mostra optou por trazer quase todos os longas do ciclo Antoine Doinel, que serão exibidos dia sim, dia não. Assim, será possível ver no cinema a saga do personagem a partir de sua infância, com Os Incompreendidos (1959), passando por sua juventude com Beijos Proibidos (1968), sua vida de casado em crise (Domicílio Conjugal, 1970) e a vida após o casamento (O Amor em Fuga, 1979). Além desses filmes, será possível ver também obras distintas da filmografia plural de Truffaut, como Jules e Jim – Uma Mulher para Dois (1962), A Noiva Estava de Preto (1968) e O Último Metrô (1980). Uma programação imperdível em cópias restauradas em DCP. Segue a ordem dos filmes:

Os Incompreendidos (Les 400 Coups, 1959) | QUINTA • 20/OUT, às 19h30

Jules e Jim – Uma Mulher Para Dois (Jules et Jim, 1962) | SEXTA • 21/OUT, às 19h30

Beijos Proibidos (Baisers Volés, 1968) | SÁBADO • 22/OUT, às 14h

A Noiva Estava de Preto (La Mariée Était en Noir, 1968) | DOMINGO • 23/OUT, às 14h

Domicílio Conjugal (Domicile conjugal, 1970) | SEGUNDA • 24/OUT, às 19h30

O Amor em Fuga (L’amour en Fuite, 1979) | TERÇA • 25/OUT, às 19h30

O Último Metrô (Le Dernier Métro, 1980) | QUARTA • 26/OUT, às 19h30

Veja o trailer de Domicílio Conjugal

Imagem de Amostra do You Tube

Saem de cartaz

Assassino a Preço Fixo 2 – A Ressurreição (com sessões saideira no UCI Parangaba)
Bruxa de Blair
Deixe-me Viver
Festa da Salsicha
Gênios do Crime
Meu Amigo, o Dragão
No Fim do Túnel
Um Belo Verão

As estreias nacionais desta quinta-feira, 20, que não entram em cartaz em Fortaleza

Jovens, Loucos e Mais Rebeldes!!
Romance à Francesa
Worlds Apart

Veja o trailer de Romance à Francesa

Imagem de Amostra do You Tube
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*