SEMANA 04 – AS ESTREIAS DESTA QUINTA-FEIRA EM FORTALEZA

Semana de estreias variadas e algumas bem-vindas. Destaque para o drama A Morte de Luís XIV (2016), de Albert Serra, e o drama de guerra Até o Último Homem (2016), de Mel Gibson, além, da ficção científica O Homem Que Caiu na Terra (1976), de Nicolas Roeg. A maior estreia, comercialmente falando, é a aventura Resident Evil 6 – O Capítulo Final (2016), de Paul W.S. Anderson. Interessantes também o drama Paraíso (2016), de Andrei Konchalovsky, e o documentário Axé – Canto do Povo de um Lugar (2017), de Chico Kertész. Há ainda os dramas Beleza Oculta (2016), de David Frankel, e Quatro Vidas de um Cachorro (2017), de Lasse Hallström; a animação A Bailarina (2016), de Eric Summer e Éric Warin; e a aventura Max Steel (2016), de Stewart Handler. O drama Eu, Daniel Blake (2016), de Ken Loach, volta em cartaz no Cinema do Dragão, depois das duas semanas de maratona cinéfila da Mostra Retrospectiva 2016/Expectativa 2017. No Cinema do Dragão, também haverá exibições especiais do documentário Chico Science – Uma Caranguejo Elétrico, além de uma Mostra Estudantil de Audiovisual, junto com a exibição de obras do Cinema Novo, como Cinema Novo, O Desafio, Os Fuzis, Deus e o Diabo na Terra do Sol, Praia do Flamengo e Cinco Vezes Favela

Cena de A MORTE DE LUÍS XIV (2016), de Albert Serra

Cena de A MORTE DE LUÍS XIV (2016), de Albert Serra

Um filme que cheira à morte. Assim pode ser descrito o novo filme de Albert Serra, A Morte de Luís XIV (2016), que apesar de ser ou parecer um desafio para um público mais amplo, é tão fascinantemente mórbido que nos faz ficar até o doloroso fim, que já sabemos se tratar da morte do rei, que desde o começo da narrativa já aparece extremamente debilitado, reclamando de uma dor na perna. Jean-Pierre Léaud, que será eternamente lembrado por seu papel como o inquieto e enérgico Antoine Doinel dos filmes de Truffaut, interpreta agora um homem velho em estado de lenta agonia. Trata-se de um filme que se constrói com muitos silêncios e muitos sussurros. Um dos melhores filmes do ano até o momento. Em cartaz no Cinema do Dragão.

Veja o trailer

Imagem de Amostra do You Tube

A MORTE DE LUÍS XIV (La Mort de Louis XIV, Portugal/França/Espanha, 2016), de Albert Serra. Com Jean-Pierre Léaud, Patrick d’Assumçao, Marc Susini, Bernard Belin, Irène Silvagni, Vincenç Altaió, Jacques Henric. 115 min. Zeta. Classificação a definir.

Cena de ATÉ O ÚLTIMO HOMEM (2016), de Mel Gibson

Cena de ATÉ O ÚLTIMO HOMEM (2016), de Mel Gibson

Sempre é bom lembrar que Mel Gibson é um dos melhores diretores de cenas de batalha. Nunca se viu algo tão visceral e brutal quanto as cenas de Coração Valente (1995). Depois de um tempo longe da tarefa de diretor, “Mad Mel” retorna com um drama de guerra passado durante a Segunda Guerra Mundial. Na trama de Até o Último Homem, o médico do exército Desmond T. Doss (Abdrew Garfield) se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas, porém, durante a Batalha de Okinawa, ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 homens, sendo condecorado, o que faz de Doss o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana a receber a Medalha de Honra do Congresso. Indicado a seis Oscar, inclusive melhor filme, direção e ator. Em cartaz no UCI Iguatemi e no Cinépolis RioMar Kennedy.

Veja o trailer

Imagem de Amostra do You Tube

ATÉ O ÚLTIMO HOMEM (Hawksaw Ridge, Austrália/EUA, 2016), de Mel Gibson. Com Andrew Garfield, Sam Worthington, Luke Bracey, Teresa Palmer, Hugo Weaving, Rachel Griffiths. 139 min. Diamond. 16 anos.

Cena de O HOMEM QUE CAIU NA TERRA (1976), de Nicolas Roeg

Cena de O HOMEM QUE CAIU NA TERRA (1976), de Nicolas Roeg

Estreia como ator de David Bowie, O Homem Que Caiu na Terra é uma ficção científica um tanto perturbadora e que ainda possui muitas das características daquela geração de novos cineastas modernos que ganharam força na década de 1970. Nicolas Roeg, que havia trabalhado com Mick Jagger em Performance (1970), já tinha uma boa experiência de como trabalhar com um grande astro da música no cinema. E Roeg fez um filme enigmático, com uma edição cheia de idas e vindas no tempo e imagens que só completariam o quebra-cabeças ao longo da metragem. Por isso é preciso um pouco de paciência para que o grau de envolvimento do filme alcance o espectador em cheio, lá perto da metade do filme. Em cartaz no Cinema do Dragão.

Veja o trailer

Imagem de Amostra do You Tube

O HOMEM QUE CAIU NA TERRA (The Man Who Fell to Earth, Reino Unido, 1976), de Nicolas Roeg. Com David Bowie, Rip Torn, Candy Clark, Bucky Henry, Bernie Casey, Jackson D. Kane, Rick Riccardo. 139 min. Zeta. Classificação a definir.

Foto promocional de RESIDENT EVIL 6 - O CAPÍTULO FINAL (2016), de Paul W.S. Anderson

Foto promocional de RESIDENT EVIL 6 – O CAPÍTULO FINAL (2016), de Paul W.S. Anderson

O quarto Resident Evil se destacou pela excelência nos efeitos em 3D digitais, para muitos, lembrado como uma das melhores experiências nessa tecnologia. O novo filme, o sexto da franquia, é anunciado como o capítulo que encerra tudo. E traz de volta tanto Milla Jovovich (claro!) quanto Ali Larter, que esteve no 3 e no 4. Na trama, Alice (Milla Jovovich), sobrevivente do massacre zumbi, retorna para onde o pesadelo começou, Raccoon City, onde a Umbrella Corporation reúne suas forças para um ataque final contra os remanescentes do apocalipse. Para vencer a dura batalha final e salvar a raça humana, a heroína recruta velhos e novos amigos. Em cartaz em grande circuito, inclusive na sala IMAX.

Veja o trailer

Imagem de Amostra do You Tube

RESIDENT EVIL 6 – O CAPÍTULO FINAL (Resident Evil – The Final Chapter, França/Alemanha/Canadá/Austrália, 2016), de Paul W.S. Anderson. Com Milla Jovovich, Ruby Rose, Ali Larter, Iain Glen, Shawn Roberts, Wlliam Lavy, Rola. 106 min. Sony. 14 anos.

Cena de PARAÍSO (2016), de Andrei Konchalovsky

Cena de PARAÍSO (2016), de Andrei Konchalovsky

O cineasta russo Andrei Konchalovsky tem uma carreira bem extensa e diversificada, trafegando tanto em filmes do circuito alternativo, como Os Amantes de Maria (1984) quanto em cinemão hollywoodiano, caso de Tango e Cash – Os Vingadores (1989). Atualmente anda um pouco sumido de nosso circuito, mas retorna com o drama Paraíso. Na trama, que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, as vidas de três pessoas acabam se cruzando: Olga (Yuliya Vysotskaya), uma aristocrata russa e membro da resistência francesa, Jules (Philippe Duquesne), um francês, e Helmut (Christian Clauss), um oficial de alta patente dentro das tropas nazistas. Em cartaz no Pátio Dom Luís.

Veja o trailer

Imagem de Amostra do You Tube

PARAÍSO (Ray, Rússia/Alemanha, 2016), de Andrei Konchalovsky. Com Yuliya Vysotskaya, Viktor Sukhorukov, Philippe Kurth, Ramona Kunze-Librow, Christian Clauss, Kean Denis Römer. 130 min. Mares. Classificação a definir.

Cena de BELEZA OCULTA (2016), de David Frankel

Cena de BELEZA OCULTA (2016), de David Frankel

O que mais se destaca ao vermos o cartaz ou o trailer de Beleza Oculta é o elenco de peso, encabeçado por Will Smith. Na trama, Howard (Will Smith), após uma tragédia pessoal, entra em depressão e passa a escrever cartas para a Morte, o Tempo e o Amor – algo que preocupa seus amigos. Mas o que parece impossível se torna realidade quando essas três partes do universo decidem responder. Morte (Helen Mirren), Tempo (Jacob Latimore) e Amor (Keira Knightley) vão tentar ensinar o valor da vida para o protagonista. O trailer já é um tanto constrangedor e é uma pena ver tanta gente boa envolvida, mas não deixa de ser curioso mesmo assim. Em cartaz em grande circuito.

Veja o trailer

Imagem de Amostra do You Tube

BELEZA OCULTA (Collateral Beauty, EUA, 2016), de David Frankel. Com Will Smith, Edward Norton, Kate Winslet, Michael Peña, Helen Mirren, Naomie Harris, Keira Knightley. 97 min. Warner. 10 anos.

Cena de AXÉ - CANTO DO POVO DE UM LUGAR (2017), de Chico Kertész

Cena de AXÉ – CANTO DO POVO DE UM LUGAR (2017), de Chico Kertész

Talvez o documentário Axé – Canto do Povo de um Lugar não seja destinado apenas a pessoas que apreciam o ritmo musical originário da Bahia. Há toda uma rica história a se contar, que se confunde com a da Bahia dos últimos 30/40 anos, e o filme também conta com um elenco de entrevistados que fazem com que o projeto seja no mínimo interessante. Axé também conta com imagens de arquivo que ajudam a compor a história de uma música que marcou gerações e que continua ainda viva, embora já tenha passado de seu auge. O Axé é um ritmo musical que carrega em sua essência boa parte de todo o sincretismo musical e cultural baiano. Em cartaz no UCI Iguatemi, em sessões apenas no sábado e no domingo, às 13 hs.

Veja o trailer

Imagem de Amostra do You Tube

AXÉ – CANTO DO POVO DE UM LUGAR (Brasil, 2017), de Chico Kertész. Documentário. 107 min. Zahir Company. 12 anos.

Cena de QUATRO VIDAS DE UM CACHORRO (2017), de Lasse Hallström

Cena de QUATRO VIDAS DE UM CACHORRO (2017), de Lasse Hallström

Curiosamente, o sueco Lasse Hallström ficou mundialmente conhecido pelo filme Minha Vida de Cachorro. E agora é lembrado também por filmes com cachorros, como o emocionante melodrama Sempre ao Seu Lado (2009) e agora este Quatro Vidas de um Cachorro, baseado em um best-seller (ficou 49 semanas na lista dos mais lidos do New York Times) sobre um cão que reencarna diversas vezes e encontra novas pessoas e se pergunta qual será sua verdadeira missão na Terra. Embora encontre novas pessoas e viva muitas aventuras, ele mantém o sonho de reencontrar o seu primeiro dono, que sempre foi seu maior amigo. O filme conta com um elenco bem simpático. Em cartaz em grande circuito.

Veja o trailer

Imagem de Amostra do You Tube

QUATRO VIDAS DE UM CACHORRO (A Dog’s Purpose, EUA, 2017), de Lasse Hallström. Com Britt Robertson, Josh Gad, Dennis Quaid, Logan Miller, Luke Kirby, Juliet Rylance, Bryce Gheisar. 120 min. Universal. Livre.

Cena de A BAILARINA (2016), de Eric Summer e Éric Warin

Cena de A BAILARINA (2016), de Eric Summer e Éric Warin

Animação franco-canadense, A Bailarina nos leva à Paris de 1869. Na trama, uma sonhadora menina órfã toma uma atitude arriscada para conseguir o que deseja: foge para Paris para realizar o sonho de ser uma grande bailarina. Lá ela tem a ideia de se passar por outra pessoa, e assim consegue uma vaga na Grand Opera, onde vai aprontar muitas aventuras. Um dos diretores do filme trabalhou na cultuada animação francesa As Bicicletas de Belleville. No Brasil, a protagonista será dublada por Mel Maia, atriz-mirim de várias telenovelas da Globo e do filme Através da Sombra, de Walter Lima Jr. Em cartaz em grande circuito.

Veja o trailer

Imagem de Amostra do You Tube

A BAILARINA (Ballerina, França/Canadá, 2016), de Eric Summer e Éric Warin. Com as vozes originais de Elle Fanning, Dane DeHaan, Maddie Ziegler, Carly Rae Jepsen, Elana Dunkelman, Kaycie Chase. 89 min. Paris. Livre.

Cena de MAX STEEL (2016), de Stewart Hendler

Cena de MAX STEEL (2016), de Stewart Hendler

Max Steel é uma franquia de bonecos produzidos pela Mattei, e que acabou virando uma franquia de filmes destinados ao público adolescente. Nos anos 2000, além de vários filmes produzidos, o personagem ainda rendeu séries para a televisão. No novo filme, somos apresentados a Max (Ben Winchell), um adolescente de 16 anos que, como todas as pessoas da sua idade, está passando por um período de descobertas. Entretanto, as transformações na vida do jovem estão relacionadas aos incríveis poderes que ele descobre ter quando entra em contato com uma força extraterrestre. Trata-se de uma produção modesta que pretende aproveitar o sucesso de filmes de super-herói para faturar. Em cartaz em grande circuito.

Veja o trailer

Imagem de Amostra do You Tube

MAX STEEL (Reino Unido/EUA, 2016), de Stewart Hendler. Com Ben Winchell, Josh Brener, Maria Bello, Andy Garcia, Ana Villafañe, Mike Doyle, Phillip DeVona. 92 min. Imagem. 10 anos.

Saem de cartaz

Eu Fico Loko
Rogue One – Uma História Star Wars

As estreias nacionais desta quinta-feira, 26, que não entram em cartaz em Fortaleza

A Espera
Nojoom, 10 Anos, Divorciada
O Ídolo
Si J’Étais un Homme

Veja o trailer de A Espera

Imagem de Amostra do You Tube
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*