LIVROS INTRINSECOS – UM DIÁRIO PARA REGISTRAR A MEMÓRIA

Um livro, que não é bem um livro, mas um diário pessoal, enviado pela Editora Intrínseca, me tem dado a oportunidade de registrar o cotidiano. Intitulado Uma Pergunta Por Dia, esse livrinho diário é aparentemente estranho, mas na verdade, é sensacional. E vale a pena você tê-lo à cabeceira da cama ou da rede e, ao final do dia de trabalho e antes de exercer o sono dos guerreiros, responder a perguntinha do dia…

UMA PERGUNTA POR DIA, da Editora Intrínseca: registro de nossa metamorfose ambulante

UMA PERGUNTA POR DIA, da Editora Intrínseca: registro de nossa metamorfose ambulante

Uma Pergunta Por Dia é um diário elaborado para ser preenchido ao longo de 5 anos. São 365 perguntas que resultam em 1.825 respostas. São perguntas aparentemente bobas, mas que na verdade referem-se ao nosso cotidiano de forma filosófica, levando-nos a pensar antes de responde-las. Assim, formulamos o registro dos fatos cotidianos de nossa existência hoje e como as responderemos, novamente, nos próximos 4 anos. Esse livrinho já está mexendo com as minhas ideias e registrando as minhas opiniões e impressões das coisas, pessoais ou não, da sociedade ou do mundo. Tudo é muito, mas muito pessoal.

O livrinho tem um formato parecido com o livro de bolso, mas as suas capas e contracapa são duras. Ou seja, é para você ler a pergunta do dia, responde-la e pô-lo de volta à cabeceira. Amanhã, será outro dia e outra pergunta o fará refletir sobre o seu dia que está findando.

A primeira pergunta é Qual é a sua missão? A segunda: as pessoas podem mudar? A partir daí, surgem perguntas inusitadas como “o que você está lendo atualmente?”, “qual o último restaurante ao qual você foi?”, “qual foi o ponto alto de hoje?”, “qual a invenção que você não consegue viver sem?”, “o que inspirou você hoje?”, “para quem você precisa telefonar?, “se pudesse voltar no tempo e mudar alguma coisa, o que seria?”, “o que você gostaria de dizer ao seu pai?”, “qual a coisa mais sincera que você disse hoje?”, entre outras. E há, ainda, simples colocações para você complementar como “hoje o dia foi engraçado porque…”, “a primeira coisa que você comeu hoje foi…”, “hoje você se livrou de…”.

Uma Pergunta Por Dia é a versão traduzida da famosa série Q&A a Day, fenômeno editorial que vendeu 123 milhões de exemplares nos EUA. A ideia do livro é fazer você perceber como somos uma “metamorfose ambulante”, expressão com a qual o saudoso Raul Seixas nos faz refletir como podemos mudar ao longo de opinião, de comportamento e de visão das coisas e do mundo ao longo de nossas vidas.

Esse livrinho permite, ainda, que você possa fazer esse registro cotidiano a dois, em dupla, no mesmo livro (há quatro linhas de espaço para cada uma das respostas), ou cada um com o seu. É uma cápsula do tempo que permita uma profunda reflexão sobre si mesmo, nós mesmos. Um livrinho amigo capaz de nos fazer descobertas e redescobertas.

Você quer dar um bom presente a si mesmo ou a uma pessoa amiga? Uma Pergunta Por Dia é livro… quer dizer, o presente perfeito.

UMA PERGUNTA POR DIA
Q & A a day: 5 year journal
Autor: Potter Style
EUA, 2011
Tradução: Lourdes Sette
Editora Intrínseca
Ano: 2015
368 páginas
Preço: R$ 39,90

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*