GAME OF THRONES – 5ª TEMPORADA E LIVRO E TRAILER EM POLÊMICAS

Duas notícias sobre a série Game of Thrones correram o mundo nesta semana que passou: o vazamento do trailer da 5a temporada e o aparecimento de outros produzidos por fãs, o que confundiu inicialmente muita gente, incluindo sites; e a declaração da Editora Harper Collins de que o sexto volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, The Winds of Winter, não mais será lançado neste ano

2
Game of Thrones, como todos já sabem, é a adaptação para a televisão da série literária As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire), do escritor estadunidense George R. R. Martin. O enredo é ambientado em 7 Reinos de Westeros, lugar onde os verões deram décadas e o inverno “uma vida inteira” e onde famílias nobres guerreiam para conquistar o seu Trono de Ferro, mas também têm de ficar atentos para as regiões desconhecidas, pois ameaças e invasões podem vir de lá.

A série foi levada para a TV por David Benioff, 44, roteirista, produtor e diretor que ficou famoso ao elaborar os roteiros a partir de obras literárias, ente elas, o malfadado épico Tróia (Troy, 2004), baseado na Ilíada de Homero, dirigida por Wolfgang Pettersen, com Peter O’Toole; O Caçador de Pipas (The Kite Runner, 2007), de Khaled Hosseini, cuja direção foi de Marc Forster e obteve extraordinário sucesso popular no Brasil; e de X-Men Origens: Wolverine (2009), de Gavin Hood. Game of Thrones, a sua obra máxima, está no ar desde 2011 no canal fechado HBO. Em abril próximo, a 5ª temporada será lançada simultaneamente nos EUA e Brasil.

A editora norte-americana Harper Collins (no Brasil é a LeYa) decidiu não mais lançar, neste ano, o sexto livro, intitulado The Winds of Winter. A editora, Jane Johnson, fez rápida declaração ao jornal inglês The Guardian: “Não tenho informações sobre uma previsão de publicação. São livros cada vez mais complexos e requerem um tempo gigantesco de concentração para serem escritos. Os fãs devem apreciar o fato de que cada um desses volumes equivale a 2 ou 3 romances de outros escritos”. Por sua vez, Martin saiu-se com uma pérola: “Não sou o escritor mais disciplinado do mundo”. O romance número 5, A Dança dos Dragões, saiu há 4 anos.

O Titan de Braavos é a ilustração do capítulo Mercy, do romance The Winds of Winter, de George R. R. Martin

O Titan de Braavos é a ilustração do capítulo Mercy, do romance The Winds of Winter, de George R. R. Martin

Sucesso literário em todo mundo, a série de Martin vende como água. Ele tem o hábito de, sempre que conclui uma obra literária, colocar um capítulo do próximo romance como “aperitivo para os fãs”. Em janeiro de 2013 ele publicou, em seu site, um capítulo de The Winds of Winter, intitulado Mercy. E como ilustração, a imagem do Titã de Braavos. Ainda no site, ele explica que “o novo capítulo na verdade é antigo. Mas não, ainda não publiquei ele em lugar nenhum, nem acho que tenha lido em alguma convenção”. Complementando, assinala: “Ele é novo no sentido de que não foi lido por ninguém além dos meus editores e antigo pois foi escrito há muito tempo”. Bem, há quem desconfie de que o cancelamento do lançamento do romance trata-se de uma estratégia para aumentar a venda dos livros já lançados, e, consequentemente, do novo.

Para ler o capítulo no site de George R. R. Martin, clique aqui.

Para conferir o texto traduzido para o português, por Tony Cardia, fã de Game of Thrones, clique aqui.

Enquanto o assunto literário vira polêmica e notícias na imprensa e junto aos fãs nas redes sociais, um outro fato também se reveste (ou se revestiu) de polêmica, ao aparecerem trailers feitos por de fãs (mal concebidos por sinal) como sendo oficiais. Mas logo tudo foi equacionado o lançamento do trailer oficial da HBO.

Estreia
A 5ª temporada de Game of Thrones estreia nos EUA e Brasil em 12 de abril nos canais HBO.

Confira o trailer oficial.

Imagem de Amostra do You Tube

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Carmen Arroyo

    Muito bom post. Obrigado. Estou ansioso para assistir Game of Thrones 7 Temporada, o último capítulo me deixou super animado, o tempo restante já em breve para a transmissão e que é muito emocionante! Eu acho que todo o elenco tem feito um grande trabalho, é uma das minhas séries favoritas, tem uma grande história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*